GOLOOOOOOO!!!!!

UM MARCO NA NOSSA ESTAÇÃO EM TERMOS DE TRANSMISSÕES DESPORTIVAS 15 de Janeiro fica marcado na curta história da RCM, o nosso companheiro e relator desportivo e Mário Mitch relatou assim o golo que na altura valeu o empate ao Leixões frente ao campeão nacional FC Porto

STAFF RCM 2020

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

MATOSINHOS VAI COMBATER VESPA ASIÁTICA COM ARMAS DE PAINTBALL

A Câmara Municipal de Matosinhos reforçou as corporações de bombeiros no combate à vespa asiática com novas equipas e meios com equipamentos de combate como "inseticidas em formato de pastilha e uma arma de paintball adaptada".

A Câmara Municipal entendeu haver necessidade de reforçar os meios de combate sendo que o principal meio é através da queima e determinou "aumentar as equipas de destruição de um para cinco" e dotar as quatro corporações de bombeiros do município com meios de combate "com aparelhos de queima, fatos simples e equipamentos de proteção individual de queima".

"Além de reforçar a nossa equipa, estamos a alargar esta resposta às corporações de bombeiros para nos auxiliarem nesta missão. É um motivo de tranquilidade e vantajoso para todos” afirmou a Presidente, Luísa Salgueiro.

"Temos vindo a detetar um aumento do número de ninhos no município e, por isso, entendemos que devíamos reforçar as equipas", esclareceu José Pedro Rodrigues, vereador dos Transportes e Mobilidade e da Proteção Civil.

A Câmara decidiu assim adotar novas medidas, ajudando a equipa da Proteção Civil, constituída por um técnico e dois operacionais, munida de equipamentos de proteção individual, carro-grua e queimadores, apresentando quatro aparelhos de queima, oito equipamentos de proteção individual de queima, oito fatos de apicultor simples e inseticidas em formato de pastilha "para locais onde não seja possível realizar queima", inseticida em formato de aerossol, e uma arma de paintball adaptado "para o uso de pequenas esferas congeladas com inseticidas".

O primeiro ninho de vespas asiáticas no concelho foi identificado em 2013, levando a autarquia a elaborar um plano de ação específico para a vespa asiática. 

Entre os meses de maio e novembro, a Proteção Civil de Matosinhos recebe entre 5 a 10 pedidos de ajuda diários relacionados com a vespa asiática.

Desde 2015, Matosinhos já destruiu 857 ninhos, dos quais 114 nesse ano, 144 em 2016, 173 em 2017, 176 em 2018 e 250 em 2019.


Fonte da Foto: CMM


Diogo Bernardino


Sem comentários:

Enviar um comentário