A anémona localizada no coração da cidade na Praça da Cidade de São Salvador inaugurada em 2004, encontra-se em mau estado e os munícipes pedem intervenção para que quem de direito a possa arranjar brevemente, soube hoje a RCM em exclusivo.
De recordar que a rede em questão já foi substituída por duas vezes, sendo que a primeira foi em 2008 sendo que a nova rede custou 170 mil euros e o mesmo em 2012 sendo que foi objecto de reparação por ter sofrido um rasgão, alegadamente provocado por actos de vandalismo.
Na altura removeu-se a estrutura original e repôs-se uma réplica, concebida num material diferente, mais resistente, com garantia de cinco anos e mais barato.
A Câmara Municipal de Matosinhos e Janet Echelman chegaram a acordo relativamente à reabilitação da escultura, sendo que a artista se comprometeu a pagar pela substituição da rede, uma vez que esta tinha uma garantia de 5 anos.
A primeira rede ficou por 940 mil euros (valor que incluiu a estrutura que a sustenta e o projecto de Janet Echelmen) e durou cerca de três anos.
Dedicada aos pescadores de Matosinhos, foi da comunidade local que emergiu a designação que todos usam e para sempre identificará aquele objeto singular: Anémona.
Fonte da Foto: DR
Diogo Bernardino
Sem comentários:
Enviar um comentário