A Câmara Municipal ativou esta semana um plano de contingência, com a criação de três estruturas internas para auxiliar em casos suspeitos de coronavírus nos serviços municipais, relatou a CMM em comunicado.
"Face às necessidades e exigências do concelho, o plano de contingência definido é evolutivo e com cariz operacional. Estabelece três níveis de resposta: alerta, perigo iminente, emergência, que serão ativados em função do impacto da propagação vírica. Para cada um destes níveis foram definidas medidas de resposta que integram a vigilância, medidas de controle de infeção, assistência, vigilância sanitária, comunicação de risco ou previsão de cenário de teletrabalho", descrevem.
"Foram ainda criadas três estruturas internas que funcionam articuladas com os agentes de saúde e proteção civil locais e que centralizam as respostas e decisões face à evolução da situação municipal: uma estrutura de coordenação, uma estrutura de comando e um grupo de trabalho para análise e avaliação de risco dos postos de trabalho, informação e sensibilização dos trabalhadores, coordenação da distribuição de equipamento de prevenção e acompanhamento dos grupos de risco dentro da estrutura municipal", salientou.
A câmara vai assim referenciar cada caso especificamente a nível geográfico, como também as possíveis mudanças a realizar nos serviços que são do domínio do município.
A unidade local de saúde em Matosinhos, o Hospital Pedro Hispano, está pronto para receber doentes com o Covid-19, declarou Graça Freitas, diretora-geral da saúde em conferência de imprensa.
Caso tenha tosse, dificuldades respiratórias, ou se tiver febre e se surgir algum sintoma, Graça Freitas voltou a referir para ligar para a Linha SNS 24 (808 24 24 24).
Fonte da Foto: DR
Diogo Bernardino
Sem comentários:
Enviar um comentário