A partir desta segunda-feira e por tempo indeterminado os supermercados e os shoppings só deixam entrar uma pessoa por cada 25 metros quadrados, anunciou o Ministério da Economia e Transição Digital.
“A afetação dos espaços acessíveis ao público dos estabelecimentos de comércio a retalho, das grandes superfícies comerciais e dos conjuntos comerciais deve observar regra de ocupação máxima indicativa de 0,04 pessoas por metro quadrado de área”, refere a portaria publicada este domingo em Diário da República, o que são quatro pessoas por 100 metros quadrados.
De acordo com os dados disponíveis dos metros quadrados dos 32 supermercados do concelho, o máximo de pessoas que deve cada estabelecimento ter durante o seu funcionamento é o seguinte:
- Mercadona (76 pessoas)
- Lidl Matosinhos Sul (40 pessoas)
- Lidl Leça da Palmeira (48 pessoas)
- Lidl Monte dos Burgos (48 pessoas)
- Lidl São Mamede de Infesta (56 pessoas)
- Jumbo Marshopping (456 pessoas)
- Meu Super Brito Capelo (10 pessoas)
- Aldi Leça da Palmeira (48 pessoas)
- Minipreço Perafita (32 pessoas)
- Minipreço Custóias (32 pessoas)
- Minipreço Av.de Meneses (32 pessoas)
- Continente Matosinhos Retail Park (48 pessoas)
- Continente Leça do Balio (80 pessoas)
- Continente Lavra (58 pessoas)
- Continente Matosinhos Sul (68 pessoas)
- Continente Norteshopping (1080 pessoas)
- Pingo Doce Custóias (30 pessoas)
Os restantes supermercados são: Continente: Leça da Palmeira, Senhora da Hora, Padrão da Légua; Lidl: Senhora da Hora, Aldi Lavra; Minipreço: Guifões, Leça da Palmeira e Rua Alfredo Cunha; Pingo Doce Leça da Palmeira, Rua Afonso Henriques, Rua Godinho Faria, Travessa da Concórdia, São Gens, Senhora da Hora e São Mamede Infesta.
Em relação aos estabelecimentos comerciais, o NorteShopping com 85.662 metros quadrados, fica com uma limitação de 3430 pessoas, sendo que só até 1080 podem ir aos dois continentes dentro do centro comercial e o Mar Shopping com 100.000 metros quadrados tem o máximo de 4000 pessoas sendo que o Jumbo só pode ter até 456 pessoas.
Os proprietários ficam responsáveis por garantir as limitações dos mesmos estabelecimentos.
Esta foi uma medida apresentada pelo governo como forma a diminuir o surto de coronavírus, sendo que na quarta-feira caso seja acionada o estado de emergência, podem haver mudanças nestes números.
Fonte da Foto: DR
Diogo Bernardino
Sem comentários:
Enviar um comentário