O Lar do Comércio regista 26 utentes entre os 240 do lar infetados e três mortes confirmadas por COVID-19, revelou a instituição à Agência Lusa.
"Estamos a trabalhar com recursos humanos escassos, pese embora todos os esforços que têm sido envidados no sentido de recrutarmos mais colaboradores. Por vezes há que fazer uma gestão eficaz", revelou o porta-voz do Lar do Comércio.
Em Matosinhos estão confirmados seis mortes por COVID-19 em lares, as outras três no Lar Mãe de Jesus em Leça do Balio.
A Câmara revelou que vai ajudar a instituição com a contratação de voluntários para auxiliar os utentes.
"Temos a possibilidade de contratar instituições para reforçar o serviço do Lar do Comércio, já fizemos isto com o Lar Mãe de Jesus que tinha 32 infetados e estão todos recuperados, sem terem saído da instituição", mencionou a presidente da câmara Luísa Salgueiro à SIC.
O Lar do Comércio rejeita as críticas que consideram ser "falsas" por parte de famílias que dizem que a informação tem sido escondida.
"Chegaram à Câmara pedidos de esclarecimentos de famílias que dizem que não conseguem obter informação vinda do lar", mencionou Luísa Salgueiro.
"Recebemos com espanto as notícias difamatórias e falsas acerca do modo como a Instituição está a lidar com a pandemia da Covid-19", explicou a instituição.
O primeiro caso de infeção ocorreu a 12 de abril.
A Câmara explicou que visitou o espaço a 7 de abril e, no dia 11 foi entregue o relatório que à data da vistoria, "nenhum utente do Lar do Comércio tinha acusado positivo para COVID-19 ou apresentava qualquer sintoma".
"Ao Lar do Comércio (apesar de não ter chegado nenhum pedido aos serviços da Câmara Municipal de Matosinhos), até hoje foram entregues 500 máscaras cirúrgicas, 100 máscaras FFP2, 40 viseiras e 5 litros de álcool gel, disponibilizados serviços de limpeza para as suas viaturas e líquidos desinfetantes para superfícies interiores e exteriores e líquidos para higiene pessoal", mencionou a Câmara.
Os testes realizados aos 240 residentes do lar do Comércio ainda não estão concluídos e estão 26 utentes e quatro funcionários infetados e 60 baixas nos colaboradores.
Os funcionários realizaram no Hospital Pedro Hispano o rasteio ao novo coronavírus.
Fonte da Foto: DR
Diogo Bernardino
Sem comentários:
Enviar um comentário