O Hospital Pedro Hispano tem neste momento 68 pessoas internadas com o novo coronavírus, sendo que destes nove estão nos cuidados intensivos, revelou o presidente do conselho de administração Taveira Gomes ao JN.
Numa unidade de saúde que alberga uma média de 1178 profissionais por dia e tem 300 mil utentes, tem nove internados nos cuidados intensivos, nove nos intermédios e 50 em enfermarias.
Caso tenha sintomas do vírus e for ao hospital realizar o teste tem de primeiro responder a sete perguntas do inquérito à triagem no guinché da Urgência do Hospital: Está de quarentena ou sabe se foi invetada por este vírus; Tem febre?; Tem tosse?; Tem falta de ar?; Tem dores de garganta; Tem dores no corpo?; Tem diarreia?.
Um dos enfermeiros coloca uma zaragatoa uma espécie de cotonete, enviado a toda dentro do nariz, roda-a, devolve-a ao tubo e é etiquetado, que seguirá para laboratório que recebe cerca de 300 testes por dia.
Durante dois a três dias tem de ficar muito atento ao telemóvel. Caso receba uma mensagem o teste deu negativo, caso receba uma chamada de voz o teste deu positivo e a partir daí será aconselhado a ficar em isolamento profilático de 14 dias ou ir às urgências.
O Hospital de Matosinhos já duplicou a capacidade de camas para doentes críticos e vai quadruplicar nos próximos dias essa capacitação, para responder ao pico da pandemia.
Fonte da Foto: DR
Diogo Bernardino
Sem comentários:
Enviar um comentário