O CEIIA concluiu os primeiros 100 ventiladores prontos a funcionar em mês e meio, para serem usados em vários hospitais no combate à pandemia da COVID-19.
A primeira fase do desenvolvimento e produção do Ventilador Atena está, concluída, sendo que a partir de agora começa a 2.ª fase, com a produção de mais 400 ventiladores até junho e o objetivo de dar a conhecer o projeto para todo o mundo.
“Desta crise, nós temos de sair com uma lição muito bem aprendida. Nós temos de reforçar as capacidades nacionais de produção e temos engenharia para isso, temos indústria para isso, temos competências profissionais para isso e, portanto, podemos ser autónomos”, salientou o primeiro ministro António Costa.
"O próximo passo é libertar esta tecnologia, este 'know-how' para a indústria nacional poder passar a produzir em larga escala, para as necessidades nacionais, mas também para as necessidades globais”, descreveu.
96 mil pessoas doaram cada uma um euro, através de uma campanha de angariação da RTP decorrente do programa Unidos pela Voz.
Vários mecenas angariaram 1,2 milhões de euros para a produção de ventiladores.
Até ao final do ano serão 1500 os aparelhos produzidos em Matosinhos.
Fonte da Foto: CMM
Diogo Bernardino
Sem comentários:
Enviar um comentário