GOLOOOOOOO!!!!!

UM MARCO NA NOSSA ESTAÇÃO EM TERMOS DE TRANSMISSÕES DESPORTIVAS 15 de Janeiro fica marcado na curta história da RCM, o nosso companheiro e relator desportivo e Mário Mitch relatou assim o golo que na altura valeu o empate ao Leixões frente ao campeão nacional FC Porto

STAFF RCM 2020

sábado, 4 de julho de 2020

O NOVO "NORMAL" DOS SHOPPINGS EM MATOSINHOS

Os centros comerciais em Matosinhos que abriram há um mês apresentam um novo conjunto de medidas e regras específicas e a RCM foi perceber como é voltar a frequentar um shopping no novo normal.

Com as regras básicas já pré definidas como o uso de máscara, o distanciamento social de dois metros (nas escadas a distância é de cinco degraus), a etiqueta respiratória e a lavagem frequente das mãos com álcool gel, os shoppings apresentam várias novidades.

Caso chegue ao shopping através de veículo próprio vai encontrar uma recomendação nos parques de estacionamento para que estacione num lugar que não tenha carros à sua direita e à sua esquerda. 

Não é medido a temperatura à entrada aos clientes, mas os colaboradores antes do início de cada turno medem se tem ou não febre.

Na entrada de cada loja, existe um corredor de circulação de entrada e outro para a saída.

É possível ver a presença de um funcionário para assegurar a desinfeção das mãos, sendo que é obrigatório sempre que entra.

A circulação no shopping é muito idêntica à que nos é apresentada no dia-a-dia na condução, deve-se sempre circular pelo lado direito, devendo-se dar prioridade às escadas em detrimento dos elevadores.

Dentro do shopping há lojas com regras específicas diferentes das outras.

Em específico no Mar Shopping existem dois corrimões, sendo que caso queira visitar só a loja do IKEA, deve percorrer o corrimão do lado esquerdo, e se quer visitar o resto das lojas do centro comercial tem de percorrer o corrimão do lado direito.

Se quiser ir ao IKEA durante o fim de semana de manhã, deve chegar 45 minutos antes de entrar na loja, pois a fila para entrar estende-se no parque exterior do piso-1.

Caso vá a um sábado e quer tomar o pequeno almoço no IKEA, deve estar numa fila específica, sendo que deve circular sempre pelo lado esquerdo.

O sistema de recolha de cafés passa a ser efetuado por funcionários, sendo que deve apresentar o talão do pagamento ao funcionário para receber o seu café.

Na zona alimentar, há um papel que no final da refeição o consumidor deve virar ao contrário para informar de que a mesa está suja e necessita de ser higienizada. 

No Norte Shopping para entrar na loja Douglas, a entrada só é possível utilizando um cesto de compras que está na entrada, sendo que no final deve deixar o cesto na caixa para ser higienizado.

No cabeleireiro Jean Louis David é medido a temperatura dos clientes à entrada do salão, os casacos são guardados em capas plásticas e são utilizados ponchos descartáveis.

Na loja Elena Mira deve reservar o showroom.

No Continente as trocas e devoluções estenderam-se até 60 dias e não é permitido a troca de colchões, roupas de banho, lingerie e collants.

A forma de apreciar a roupa não é diferente do habitual, as pessoas podem mexer nos artigos à disposição, mas a forma de as experimentar dentro do provador mudou. A logística passa pelo uso de metade de cabines e após experimentar as roupas, o provador é desinfetado de cima a baixo, incluindo as cortinas.

As roupas que são experimentadas e não são compradas, ficam num cabide, para serem colocadas em quarentena num espaço fechado durante dois dias antes de regressarem às lojas.

A forma de experimentar sapatos também é diferente, sendo que antes do uso do sapato temos de calçar uma meia ou um saco de plástico para poder calçar.

Para experimentar perfumes também existem novidades, em primeiro deixam de haver os testings com um papel e em segundo caso queira saber o cheiro de um perfume precisa da colaboração de um funcionário para saber se pretende o produto.  

Nas lojas de ourivesaria como a Stone e a Pandora a entrada é por senhas e as peças são esterilizadas antes e depois do uso delas pelas pessoas.
O livro de reclamações físico está suspenso de forma temporária.

Nas zonas de restauração alimentar, nem todas as mesas estão disponíveis mas é vísivel aonde se pode sentar.

No Norte Shopping deve arrastar um placar para o lado esquerdo para informar outros consumidores de que a mesa e está suja. 

Depois de sair da mesa uma funcionária retira o tabuleiro, borrifa a mesa, passa-lhe um pano por cima e coloca o placar ou papel com sinal verde a clarificar que a mesma está pronta para o cliente seguinte.

Ao longo do percurso no shopping somos constantemente recordados de todas as medidas com avisos em intervalos de 15 minutos sendo que a regra mais ouvida ao longo do percurso é a necessidade de cumprir o distanciamento social de dois metros. 

No percurso nos centros comerciais vários cartazes dão nos as boas vindas com o código de conduta com regras específicas como: respeitar os limites de pessoas nas lojas, optar pelo pagamento digital e ceder passagem a pessoas de grupo de prioritários ou em situação de emergência.

Ao longo dos corredores verificamos que existem cerca de 300 a 400 dispensadores de álcool gel em cada um dos centros comerciais. Estes estão localizados em pontos estratégicos como na entrada para as escadas, para as lojas, na mudança de piso, nas casas de banho, nos fraldários e outros pontos específicos.

A limpeza é reforçada ao longo do dia, com especial incidência para os locais de maior afluência como os corrimões das escadas que são limpos com recurso aos raios ultravioleta.

A lotação máxima do centro comercial é controlada com o máximo rigor, sendo no Mar Shopping de 4900 pessoas e no Norte Shopping de 3700. Nos dois centros comerciais existe um sistema de contagem de entradas e saídas em tempo real, que permite aos seguranças fecharem as portas sempre que necessário. 

Caso não queira perder tempo em filas dentro do shopping, os centros comerciais implementaram um novo serviço de drive-in. Deve-se contactar diretamente com a loja, combinar o dia e a hora da recolha e ir ao piso-1.

As lojas aderentes no Mar Shopping são: Celeiro, Fnac, Kiabi, Kiko, MI Store, Pizza Hut, Sergent Major, Sport Zone e Worten. No Norte Shopping são: Celeiro, Farmácia, Mais Óptica, Douglas, Kieh´s, Bluebird, I Store, McDonald's, Pizza Hut, Natural Crave, Ornimundo, Petit Pied, Zippy, Adidas, Nice Things, JD, Totikids, Furla e Sport Zone

Este é mesmo um "novo normal", com várias medidas para serem cumpridas, mas com todas as medidas de segurança asseguradas para se poder andar no centro comercial como no tempo antes da pandemia da COVID-19.


Fonte das Fotos: DR


Diogo Bernardino

Sem comentários:

Enviar um comentário